Guia de Implementação do Projeto de Padronização e Qualificação dos Dados Assistenciais da Saúde Suplementar (PQDAS)
202309 - CI Build
Publish Box vai aqui
URL Canônica: https://fhir.ans.gov.br/StructureDefinition/requisicao | Versão: 202309 | |||
Active as of 2022-12-19 | Nome computável: RequisicaoServico |
Requisição de serviço realizada no contexto da assistência à saúde.
Requisição de serviço realizada no contexto da assistência à saude. De onde parte a intenção para a realização de um procedimento.
O recurso de Guia é um recurso de "Request" (Solicitação) do Workflow do
FHIR - ver Workflow de
Solicitações. ServiceRequest é um registro de um pedido de um procedimento ou
diagnóstico ou outro serviço planejado, proposto ou executado, conforme distinguido pelo
Valor de Campo ServiceRequest.Intent, com ou em um paciente.O procedimento levará a um
procedimento ou diagnóstico, relato, que por sua vez podem referenciar uma ou mais
observações, que resumem o desempenho do procedimentos e documentação associada, como
observações, imagens, descobertas que são relevante para o tratamento/gerenciamento do
assunto.Este recurso pode ser usado para compartilhar informações relevantes necessárias
para apoiar uma referência ou uma transferência de solicitação de assistência de um
praticante ou organização para outro quando um paciente deve ser referido a outro Provedor
para uma consulta /segunda opinião e /ou para gerenciamento de curto ou longo prazo de um ou
mais problemas ou problemas de saúde.
Exemplos incluem:
Testes/estudos de
diagnóstico procedimentos endoscópicos aconselhamento Biópsias Terapias (por exemplo,
fisio-, social, psicológica-) (exploratório) cirurgias ou procedimentos exercícios Consulta
e avaliações especializadas serviços comunitarios Serviços de enfermagem Revisão de
medicamentos farmacêuticos e Outras intervenções clínicas.
Os procedimentos podem ser
realizados por um profissional de saúde, um amigo ou parente ou em alguns casos pelo próprio
paciente.
A principal intenção de ServiceRequest é apoiar a solicitação de
procedimentos para um paciente (que inclui pacientes não humanos em medicina veterinária).
No entanto, em muitos contextos, os processos relacionados à saúde incluem realizar
investigações diagnósticas em grupos de pacientes, dispositivos envolvidos na prestação de
cuidados de saúde e até locais ambientais como dutos, massas d'água, etc. O ServiceRequest
apóia todos esses usos. O serviço de solicitação pode representar uma requisição de serviços
de que é inserida por um profissional em um sistema de prontuário bem como uma proposta
feita por um sistema de apoio à decisão clínica (CDS) baseado nos dados clínicos registrados
do paciente no contexto de atendimento nesse prontuário. Procedimentos planejados
mencionados por um plano de cuidados também podem ser representado por este recurso.
O fluxo de trabalho geral que esse recurso facilita é que um sistema clínico cria uma
requisição de serviço. A solicitação de serviço é então acessada ou trocada com um sistema,
talvez via intermediários, que representam uma organização (por exemplo, serviço de
diagnóstico ou imagem, Equipe cirúrgica, departamento de fisioterapia) que pode executar o
procedimento. A organização que recebe a solicitação de serviço, depois de aceitar a
solicitação, atualizará a solicitação como o O trabalho é realizado e, finalmente, emita um
relatório que faz referência aos pedidos que foram executados e seus resultados.
O
recurso ServiceRequest permite solicitar apenas um procedimento. Se um fluxo de trabalho
requer solicitar vários procedimentos simultaneamente, isso é feito usando múltiplos
Instâncias deste recurso. Essas instâncias podem ser vinculadas de maneiras diferentes,
dependendo de as necessidades do fluxo de trabalho. Para orientação, consulte o padrão de
solicitação.
O ServiceRequest não deve ser utilizado para representar um pedido de medicamento ou dispositivo. Em vez disso, use o MedicationRequest ou o DeviceRequest. O ServiceRequest não deve ser utilizado para representar um pedido de um serviço de saúde que não seja um procedimento ou diagnóstico. Em vez disso, use o ReferralRequest ou o VisionPrescription.
O ServiceRequest é usado para representar um pedido de um procedimento ou diagnóstico ou outro serviço planejado, proposto ou executado, conforme distinguido pelo valor de campo ServiceRequest.Intent, com ou em um paciente. O procedimento levará a um procedimento ou diagnóstico, relato, que por sua vez podem referenciar uma ou mais observações, que resumem o desempenho do procedimentos e documentação associada, como observações ou imagens.
ServiceRequest é um registro de uma proposta/plano ou ordem para que um
serviço seja executado que resultaria em um procedimento, observação, diagnóstico, relato,
estudo de imagem ou recurso similar. Em contraste com o ServiceRequest, a tarefa que abrange
intenção e evento e rastreia a execução até a conclusão e destina -se a ações
"administrativas" como solicitar e rastrear coisas a serem feitas a um registro ou
acompanhar uma lista de verificação de etapas como serem executadas como parte de um
processo de atendimento. Um ServiceRequest pode ser autorização de nível superior que
desencadeou a criação da tarefa, ou pode ser a tarefa. Que o recurso solicitação está
buscando cumprir.
ServiceRequest e CommunicationRequest estão
relacionados. Uma comunicação é um pedido para apenas divulgar informações. Enquanto uma
ServiceRequest seria usada para solicitar informações como parte do treinamento ou
aconselhamento - ou seja, quando o processo envolverá a verificação da compreensão do
paciente ou uma tentativa de mudar o estado mental do paciente. Em alguns fluxos de trabalho
ambos. podem existir. Por exemplo, ao receber uma solicitação de Comunicação um profissional
de saúde pode iniciar um ServiceRequest.
Descrição da entidade | Descrição do elemento | Tipo do dado | Mapeamento (FHIRPath) |
---|---|---|---|
Informações dos procedimentos e itens assistenciais | Qualquer | ||
Tabela de referência do procedimento ou item assistencial realizado | Obrigatório. Deve utilizar um dos seguintes recursos terminológicos: CBHPM ou CBHPO ou Profissionais Não Médicos e Odontólogos (PNMO) | Descritor de conceito | ServiceRequest.code.coding.where(system="TABELA_REFERENCIA).code |
Código do procedimento realizado ou item assistencial utilizado | Código identificador do procedimento ou item assistencial realizado pelo
prestador, conforme Terminologia referenciada CBHPM ou CBHPO ou Profissionais
Não Médicos e Odontólogos (PNMO), TUSS-63, TUSS-18, TUSS-19, TUSS-20.
Condicionado. Deve ser preenchido quando houver procedimentos ou itens
assistenciais que devem ser enviados de forma individualizada, de acordo com a
tabela de domínio nº 64. Ou ainda, quando for utilizado código próprio da
operadora. Se preenchido: - Se não for utilizado código próprio da operadora, deve ser validado com o código do procedimento ou item assistencial na tabela de domínio nº 64 (deve existir e estar vigente na época da realização do atendimento) e sua forma de envio deverá ser individualizada, conforme definido na tabela de domínio nº 64; - Não pode haver, em um mesmo guia, repetição de procedimento ou item assistencial da mesma tabela de referência. |
Descritor de conceito | ServiceRequest.code.coding.where(system="TABELA_REFERENCIA).code" |
Quantidade informada de procedimentos ou itens assistenciais | Quantidade do procedimento realizado, ou do item assistencial, informada pelo
prestador executante ou pela operadora que intermediou o atendimento.
Obrigatório. Deve ser maior que zero. |
Inteiro | ServiceRequest.quantity |
Usage:
Descrição de perfis, diferenciais, instantâneos e como as diferentes apresentações funcionam.
Outras representações de perfil: CSV, Excel, Schematron